Essa etapa da viagem pelas aldeias de xisto da Serra do Açor foi muito bela.
Casas de Xisto e telhados de lousa.
Acordamos no santuário perto da Fraga da Pena e logo partimos adiante, fomos obrigados a um desvio por estradas não muito amigáveis às autocaravanas, mas deu tudo certo. Pegamos a M508 em direção a Piódão e pelo caminho passamos pelos cumes de algumas montanhas.
Apesar do dia nublado, a serra proporciona belas vistas .
Aldeamentos pelos caminhos da Serra do Açor.
Um caminho com valor paisagístico notável
Destino n.º 1 - Piódão
Logo chegamos a aldeia de xisto de Piódão.
É uma aldeia composta por casas em xisto, com os telhados de lousa negra , dispostas quase como num anfiteatro.
Conserva o traçado antigo e irregular, característico das aldeias medievais.
Possui harmonia em suas construções e a integração com o meio é quase perfeita.
Na construção tradicional, não era utilizado cimento na edificação das paredes de Xisto dos edifícios.
Piódão sempre foi um local muito isolado. A primeira estrada para só foi construída em 1972. A estrada mais próxima acabava a 12 quilómetros da aldeia.
Talvez por este motivo, foi tido durante os tempos como um local de refúgio de bandidos e heróis populares. Faz parte da cultura popular que, alguns foragidos da justiça, como João Brandão, o Oliveirão e o Zé do Telhado, se refugiaram na Aldeia. Ainda, um dos assassinos de D. Inês de Castro, Diogo Lopes Pacheco, terá encontrado abrigo na casa do abade, enquanto fugia das tropas do rei.
Piódão não é a povoação original. Existia num vale ali perto um outro povoado designado de “Casal de Piodam”, que quer dizer “casas do povo que anda a pé”.
Um lugar interessante, mas já não haviam mais atrações, e também nenhum local plano para o pernoite, desta forma, continuamos a descer a serra em direção a Foz d'égua.
A Lusa despediu-se de Piódão.
Destino n.º 2 - Foz D'égua
Um pouco mais abaixo, seguindo a estrada que desce o vale, chega-se a outra aldeia de xisto e lousa: Foz d'égua. Além do nome, o lugar também é maravilhoso. Ali encontramos um bom local para passar a noite. Então aproveitamos o resto de luz solar que ainda havia e fizemos um passeio.
Um lugar muitíssimo calmo e belo.
Após uma bela ceia, dormimos bem!
No outro dia sairemos da Serra do Açor para a Serra da Estrela.
A viagem continua aqui.
コメント