top of page
Foto do escritorLugatto

18)Da Fraga do Cabril até a Fraga da Pena, na Serra do Açor.

Atualizado: 12 de set. de 2022

Viajamos pela manhã e então passamos a tarde toda neste local, que oferece trilhas entre cachoeiras e bela vegetação.


Cachoeira na Fraga da Pena.

Cachoeira na Fraga da Pena
Cachoeira na Fraga da Pena

Acordamos com a espetacular vista proporcionada. Então saímos da Fraga do Cabril passeando pela bela e calma estrada em direção a Serra do Açor. Demos uma pequena parada em Benfeita e logo seguimos adiante.


Benfeita
Benfeita


E então, logo em seguida, chegamos a Serra do Açor.


Destino n.º 1 - Fraga da Pena


cachoeira

A Serra do Açor possui dois locais interessantes: a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena.


placa

A Mata da Margaraça apresenta uma demonstração rara da vegetação natural das encostas xistosas do centro de Portugal, muito bem preservada. Porém, a estrada que da acesso ao local estava interrompida por um deslizamento, e não pudemos chegar até lá. Assim, passamos a tarde toda explorando a Fraga da Pena.


placa





A Fraga da Pena é um conjunto de várias quedas d'água ao longo de um curso de água permanente, é um local de grande importância paisagística conservando ainda alguns exemplares antigos de carvalho-alvarinho, azereiro, azevinho, castanheiro e aderno.







Pardieiros




Perto da Fraga da Pena, vislumbra-se a localidade de Pardieiros e percebe-se como é a vegetação comum da região.






Ao adentrar na área da Fraga, tudo muda. É um local que faz sentir-se bem, um local úmido e cheio de vida. Apresenta construções em xisto, e algumas delas, além de belas, desafiam a lei da gravidade, algumas, há séculos.


arvore

Logo que chegamos encontramos este bicho esquisito, que iríamos ver em outros locais parecidos com este.



Uma casinha de xisto no começo da trilha


É um passeio realmente agradável



E logo chega-se a cachoeira.

cahoeira

cachoeira


Você pode ficar por aí mesmo e voltar pelo caminho, ou se aventurar nos caminhos íngremes que nos levam para o alto e avante.

ponte

Nós fomos adiante


Ficamos realmente impressionados com estas frutas azuis, coisa rara.

frutos
Frutos azuis

O caminho foi ficando cada vez mais escorregadio, nada que fosse capaz de nos derrubar, mas vimos gente caindo. Fora este fato, a caminhada é pequena e o lugar é lindo!




A partir daí o caminho piora muito, só quem tem confiança e persistência consegue vencer a trilha e enxergar o prêmio, que te mostramos nas fotos abaixo:


A Fraga da Pena é um lugar encantador. Uma pena mesmo foi não ter entrado na mata da Margaraça, mas no outro dia, a vimos ao longe, a partir da estrada...


Naquele dia, por conta do trecho interditado na estrada, o único lugar próximo que conseguimos estacionar o motorhome, foi no estacionamento do Santuário de Nossa Senhora das Necessidades. Como estávamos necessitados também de um bom lugar para passarmos a noite, achamos que ali era o local ideal. E foi. Obrigado!


No outro dia chegamos a famosa aldeia de xisto de Piódão.


A viagem continua aqui.



3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page