Viajamos pela manhã e então passamos a tarde toda neste local, que oferece trilhas entre cachoeiras e bela vegetação.
Cachoeira na Fraga da Pena.
Acordamos com a espetacular vista proporcionada. Então saímos da Fraga do Cabril passeando pela bela e calma estrada em direção a Serra do Açor. Demos uma pequena parada em Benfeita e logo seguimos adiante.
E então, logo em seguida, chegamos a Serra do Açor.
Destino n.º 1 - Fraga da Pena
A Serra do Açor possui dois locais interessantes: a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena.
A Mata da Margaraça apresenta uma demonstração rara da vegetação natural das encostas xistosas do centro de Portugal, muito bem preservada. Porém, a estrada que da acesso ao local estava interrompida por um deslizamento, e não pudemos chegar até lá. Assim, passamos a tarde toda explorando a Fraga da Pena.
A Fraga da Pena é um conjunto de várias quedas d'água ao longo de um curso de água permanente, é um local de grande importância paisagística conservando ainda alguns exemplares antigos de carvalho-alvarinho, azereiro, azevinho, castanheiro e aderno.
Perto da Fraga da Pena, vislumbra-se a localidade de Pardieiros e percebe-se como é a vegetação comum da região.
Ao adentrar na área da Fraga, tudo muda. É um local que faz sentir-se bem, um local úmido e cheio de vida. Apresenta construções em xisto, e algumas delas, além de belas, desafiam a lei da gravidade, algumas, há séculos.
Logo que chegamos encontramos este bicho esquisito, que iríamos ver em outros locais parecidos com este.
Uma casinha de xisto no começo da trilha
É um passeio realmente agradável
E logo chega-se a cachoeira.
Você pode ficar por aí mesmo e voltar pelo caminho, ou se aventurar nos caminhos íngremes que nos levam para o alto e avante.
Nós fomos adiante
Ficamos realmente impressionados com estas frutas azuis, coisa rara.
O caminho foi ficando cada vez mais escorregadio, nada que fosse capaz de nos derrubar, mas vimos gente caindo. Fora este fato, a caminhada é pequena e o lugar é lindo!
A partir daí o caminho piora muito, só quem tem confiança e persistência consegue vencer a trilha e enxergar o prêmio, que te mostramos nas fotos abaixo:
A Fraga da Pena é um lugar encantador. Uma pena mesmo foi não ter entrado na mata da Margaraça, mas no outro dia, a vimos ao longe, a partir da estrada...
Naquele dia, por conta do trecho interditado na estrada, o único lugar próximo que conseguimos estacionar o motorhome, foi no estacionamento do Santuário de Nossa Senhora das Necessidades. Como estávamos necessitados também de um bom lugar para passarmos a noite, achamos que ali era o local ideal. E foi. Obrigado!
No outro dia chegamos a famosa aldeia de xisto de Piódão.
A viagem continua aqui.
Commentaires