top of page
Foto do escritorLugatto

7) Da Lagoa e Praia de Santo André, por Sines, Porto Covo, Porto da Barca, Odeceixe até Aljezur

Atualizado: 20 de ago. de 2022

Ao passar por Sines, entramos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde curtimos as várias paisagens praianas que o mesmo proporciona.



Esta flor é uma beleza, mas trata-se de uma invasora exótica vinda da África.


Destino n.º 1 - Praia de São Torpes (Sines)


Saímos da Lagoa e de Santo André logo cedo em direção ao sul. Após passar o núcleo urbano de Sines, demos uma pequena parada na Praia de São Torpes, uma praia comprida e área popular de surf, mais porque havia uma parada fácil para a autocaravana na beira-mar que por outra coisa.




Essa paisagem portuária não é muito atrativa para nós, e tínhamos o dia inteiro e muitas praias para conhecer ainda, então seguimos em frente







A praia de São Torpes é a porta de entrada para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, as belezas estão para começar ainda.



Destino n.º 2 - Porto Covo


Um local deslumbrante, pena que o dia estava nublado, mas mesmo assim nos deixou com as vistas muito satisfeitas. Recomendamos a todos!


Em julho de 2015, a edição francesa do The Huffington Post considerou as praias de Porto Covo das 10 mais belas praias do mundo.




Destino n.º 3 - Porto da Barca e Zambujeira do mar


Continuamos no sentido sul, deixamos o Distrito de Setúbal e ingressamos no Distrito de Beja, passamos por Vila Nova de Milfontes e como gostamos de estradas beira-mar, seguimos até Ponte da Barca onde fizemos algumas paradas entre ali e a Praia da Zambujeira do mar





Destino n.º 4 - Praia de Odeceixe



Após passar pela povoado de Odeceixe, deixamos o Distrito de Beja e entramos no Distrito de Faro. Seguimos por uma linda estrada que acompanha o rio Odeceixe e então desagua no mar na praia de... ODECEIXE!


Na região de Vila do Bispo, Odemira e aqui foram encontrados diversos vestígios de homens pré-históricos que viveram aqui entre 800 a 500 a.C.


Era o Povo Mirense, que apresentava uma natureza nômade, baseando-se na caça, na apanha de marisco e de tubérculos.


Moravam muito bem.


O dia não estava bonito mas o lugar é realmente uma formosura!


Existiam algumas autocaravanas estacionadas pelo lugar. Parecia um lugar muito bom, apesar de sem área de serviços. Hoje em dia, acredito que não seja mais possível ficar por ali estacionado.


Odeceixe
Odeceixe

Em toda essa região sul alentejana o público de autocaravanistas é formado por um público diferente do que havíamos visto, principalmente por casais de jovens pais surfistas, muitos nórdicos carregando bebês.




Voltaríamos para ficar uns dias nesse local certamente. Talvez até meses ou anos.



Ao sair de Odeceixe, pegamos uma estrada muito agradável, que nos deu presentes como este:

Campos primaveris
Campos primaveris


Destino n.º 5 - Praia da Pedra da agulha (Aljezur)


Passamos por Alzejur, um lugar muito antigo que além da toponímia, possui um castelo deixado pelos mouros. Um lugar que tem bons ares. Dali seguimos em direção à praia da Arrifana, mas acabamos seguindo outra estrada, de terra e bastante esburacada que leva acima da falésia


Lusa e a falésia
Lusa e a falésia

Achamos o lugar magnífico e resolvemos passar a noite parqueados por ali. Após o jantar tivemos uma surpresa. Um caminhão veio pela estrada em alta velocidade, ignorando os muitos buracos na estrada de terra e parou perto de nós. Começaram a montar um equipamentos malucos naquele caminhão monstro. Depois alguns instantes alguém bateu em nossa porta e disse que seria bom que nos afastássemos uns trezentos metros pois fariam testes que poderiam ser nocivos para nós se ficássemos ali. Tão bizarra a situação que achamos melhor estacionar em outro lugar mesmo, voltamos a um que havíamos visto no caminho.





E não podia faltar a Pedra da Agulha


Pedra da agulha
Pedra da agulha


Pedra da agulha, no outro dia
Pedra da agulha, no outro dia

Um lugar fantástico, obrigado!



1 Comment


Todas as fotos nos mostram um registro preciso das belezas de cada lugar visitado! Muito bonitas!!! Parabéns!💙

Like
bottom of page