top of page
Foto do escritorLugatto

8)De Aljezur a Sagres, por Praia da Bordeira, Ponta da Carrapateira, Zimbreirinha e Praia do Amado

Atualizado: 20 de ago. de 2022

Nesta etapa da viagem curtimos muitas praias e até um pouco da história islâmica no local


Muitas belezas te esperam nestes lugares.


Partimos da pedra da agulha, em Aljezur, continuamos sentido sul. Vimos que em Sagres teríamos um local para limpeza das águas sujas da autocaravana e lugar de pernoite. Assim fomos aproveitando a estrada e as praias do caminho. As praias entre Aljezur e Bordeira não nos pareceram adequadas para o motorhome, então partimos direto para a Ponta da Carrapateira.



Destino n.º 1 - Praia da Bordeira




Um ótimo passeio para quem não quer ou não pode descer do carro. Uma estrada que circunda pela orla mostrando suas belezas.


Como em Aljezur e Odeceixe, a geografia é parecida. Da povoação de Carrapateira parte uma estrada junto ao vale do rio que encontra sua foz no oceano Atlântico. Quando a ribeira da Carrapateira chega ao mar, na sua margem direita se descortina a praia da Bordeira, com um imenso areal deserto, sendo uma das mais famosas da Costa Vicentina.


Paisagem pela janela
Paisagem pela janela


Destino n.º 2 - Pontal da Carrapateira


Existem várias zonas para estacionar nesta área, então conhecemos, desbravamos e nos deliciamos nos vários pontos pela estrada.







Neste itinerário, passamos pela praia da Zimbreirinha e pela praia do Fortinho do Forno, onde encontra-se ruínas de uma vila de pescadores islâmicos dos sec. XII e XIII.


Ruínas do povoado islâmico do séc. XII
Ruínas do povoado islâmico do séc. XII

Destino n.º 3 - Praia do Amado


Foi na praia do Amado que pela primeira vez que nos sentimos mal-amados. Logo ao chegar ao local, placas intimidadoras com desenhos de AUTOCARAVANAS PEGANDO FOGO estavam ameaçadoramente por ali. Haviam alguns surfistas no local e algumas caravanas provavelmente dos mesmos.

Depois, descobrimos que este público que busca as melhores ondas, por não gerar impostos diretamente, não dispõem de infraestrutura governamental, e acabam por despejar suas aguas sujas naquele paraíso. Todos errados. Nós não iríamos jogar aguas sujas fora do local adequado, mas tampouco ficaríamos por ali diante de tão grave ameaça. E realmente a esta altura precisávamos trocar nossas águas, então seguimos para Sagres.

Não tiramos fotos dali, na verdade, nem descemos da carrinha.



Destino n.º 4 - Sagres


Chegamos em Sagres já ao anoitecer, localizamos onde é permitido para as autocaravanas e onde fazer o despejo das aguas sujas. Nossa surpresa foi tamanha, ao encontrar a zona correta para o descarte dos resíduos, nos deparamos com o local mais sujo já visto por nós em todo o continente. Descobrimos também que não seria fácil obter agua limpa por ali. Não conseguimos água limpa, mas conseguimos pelo menos, ainda dar uma volta pelo local.


Praia da Mareta


Fizemos algumas compras no comércio local e fomos jantar para então repousar um pouco, no outro dia continuaríamos nossa viagem pelo Algarve.


Lusa, com a Fortaleza de Sagres ao fundo
Lusa, com a Fortaleza de Sagres ao fundo

Lusa dormiu acompanhada nesse dia

Após uma boa noite de sono neste local, partimos para o próximo dia de aventuras


A viagem continua aqui

1 Comment


Lugares de grande valor, não só pelas excepcionais belezas, mas por se consituirem em importantes monumentos naturais, muito bem conservados e protegidos. Lindas fotos!💙

Like
bottom of page