top of page
Foto do escritorLugatto

43) De Castelo do Neiva a Braga, por Praia de Belinho, de Rio de Moinhos, de Esposende e da Apúlia

Em nossa última etapa pelo litoral do extremo norte de Portugal, tivemos um dia soalheiro de praias que acabou na encantadora Braga.


Praia de Rio de Moinhos.


Saímos da Praia de Castelo do Neiva continuando na direção sul e fizemos nossa primeira parada na incrível praia do Belinho.



Destino n.º 1 - Praia de Belinho


É uma praia curiosa, vazia e claro, muito vento.



Hoje em dia, devido à grande erosão marinha, foi praticamente colhida pelo mar, e concentra agora milhares de seixos rolados.



Havia essa depressão entre as pedras, o que cortava o vento e ainda as pedras mantinham-se aquecidas pelo sol. Um convite irresistível para uma esticada no corpo.




Destino n.º 2 - Praia de Rio de Moinhos.



Mais um pouco ao sul, passamos pela Praia de Rio de Moinhos, parece um lugar interessante para veranear. Neste lugar havia um rio de aguas transparentes a beira mar. Um belo local.




Destino n.º 3 - Esposende

letras

Fica na foz do Rio Cávado, o mesmo que já conhecemos bem lá no Parque Nacional do Peneda-Gerês.


Embaixo, o exato local do encontro do rio Cávado com o Oceano Atlântico.


Neste mesmo estratégico local tem uma antiga fortaleza e agora farol, o Forte de São João Batista.


Parece que a ventania é uma constante mesmo, pois o pessoal do Kite surf gosta bastante daqui.

praia



Destino n.º 4 - Praia da Apúlia


Do outro lado do rio Cávado encontramos esta praia. Diz-se que quando os romanos chegaram por ali, encontraram construções ovais de origem Celta ou até mesmo pré-Celta, o que lhes recordou das construções da região da Apuglia na Itália e assim deram o nome da povoação.




Destino n.º 5 - Braga


Braga é uma cidade maravilhosa. Tem uma vasta história. É a cidade mais antiga de Portugal, pois tem ao menos 2000 anos, sendo fundada como Bracara Augusta, em 16 a.C.. Antes dos Romanos, era a terra do Brácaros.


placa

Um passeio pela cidade que nos agradou muito.



Braga é uma cidade vibrante, com muita história que convive e contrasta com a jovialidade de sua população.


O ex-libris da cidade é o Santuário do Bom Jesus do Monte. Também conhecido como Santuário do Bom Jesus de Braga. Um lugar mágico, um santuário que forma um conjunto arquitetônico-paisagístico constituído por uma igreja, um escadório, uma área de mata, alguns hotéis e um funicular.



Caímos no mesmo erro outra vez. Tentamos passar a noite no estacionamento próximo ao local. Esperávamos que com o avançar das horas diminuiria a movimento de pessoas por lá, mas isso não aconteceu. Apenas mudou o público. De familiar passou para boêmio. E nós fomos obrigados a levantar e por a carrinha para andar já altas horas da noite, atrás de um lugar para estacionar. Achamos um bom lugar a uns 20 minutos dali, perto de um residencial à beira do rio Ave. O local não tinha nenhum glamour, mas tinha o essencial, silêncio.


No outro dia chegaremos à surpreendente Guimarães.


A viagem continua aqui

15 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page