top of page
Foto do escritorLugatto

8-De São José dos Ausentes até Bom Jardim da Serra

Atualizado: 19 de jul. de 2022

Uma estrada de terra que mantem praticamente intacta toda uma região, e que leva ao ponto mais alto do estado gaúcho, além dos cânions e cachoeiras.





Seguimos o roteiro partindo de Cambará do Sul para dormir em São José dos Ausentes, em um povoado chamado Silveiras (ficamos hospedados num lugar chamado Pousada Altos da Serra, e fomos muito bem atendidos pelo casal de proprietários), para no outro dia conhecer o cachoeirão dos Rodrigues e também o Desnível dos rios, e então visitar o cânion Monte Negro e o pico Monte Negro no caminho para Bom Jardim da Serra.


CACHOEIRÃO DOS RODRIGUES E DESNÍVEL DOS RIOS


Para conhecer o desnível dos rios, que são dois rios que passam bem próximo um do outro mas em alturas diferentes, é preciso fazer uma pequena caminhada e atravessar por dentro do rio. Faz-se necessário o pagamento de R$ 15 por pessoa para adentrar no cachoeirão e o mesmo valor para entrar no desnível. Nos foi informado pelo proprietário do local que o acesso ao Cachoeirão dos Rodrigues, que fica ao lado da propriedade, é feito através de uma caminhada com alguns desníveis no percurso, o que devido a minha condição enferma, nos fez seguir adiante no roteiro, em direção ao cânion e pico Monte Negro.


PICO E CÂNION MONTE NEGRO


mapa do Pico do Monte Negro
mapa do Pico do Monte Negro

Depois de 25 quilômetros mais ou menos uma hora na estrada de chão, chega-se ao pico Monte Negro, que fica na borda do cânion de mesmo nome, sendo o ponto mais alto do Rio Grande do Sul com 1408 metros, e o pico em si tem 80 metros de elevação em relação aos campos que o cercam.

É um lugar lindo, sem nenhuma infraestrutura e poucos visitantes, perfeito.




Araucária adulta miniaturizada
Araucária adulta miniaturizada (base do pico Monte Negro)

Existe no pico Monte Negro, uma floresta de Araucárias bastante interessante, devido a pouca profundidade do solo, os indivíduos são miniaturizados. É um jardim natural de bonsais de pinheiros-do-paraná.. Disse-nos, o proprietário da pousada onde ficamos, que existem Araucárias com mais de 400 anos que foram datadas neste local, que tem um diâmetro ínfimo.





A estrada que liga Cambará até São José dos Ausentes é realmente digna de nota: é um trecho de pavimentação muito ruim que deve ser percorrido com precaução, o que é compensado por paisagens lindíssimas, características da região da Serra. Após São José dos Ausentes até Bom Jesus da Serra, as condições do pavimento melhoram significativamente.



Essa característica de ser uma estrada não asfaltada, mantém lugar afastado do turismo em massa, o que torna ainda mais interessante esse roteiro.


Divisa RS/SC
Divisa RS/SC

A estrada principal para Bom Jardim da Serra encontrava-se com uma ponte interditada, dessa forma tomamos um desvio, passando a fazenda cavalo branco, uma fazenda que tem dois eucaliptos na entrada, tomamos a direita seguindo por outra estrada, que depois descobriríamos que tem o nome de Rota dos Cânions, nada mal. Passa-se ao lado cânions que nem sei o nome e cachoeiras lindas! Por essa estrada atravessamos a divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Encontra-se pelo caminho pouquíssimas casas, e também pouquíssimas pessoas transitando. Porém, encontramos um casal de cachorro-do-mato na beira do caminho, o que poderia ser melhor?

Sinal de celular é uma raridade, melhor não contar com isso. Só pega mesmo quando se está na beira do cânion, daí pega muito bem.


Continua aqui, em

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page