top of page
Foto do escritorLugatto

2) De Seia a Belmonte pela Serra da Estrela em uma autocaravana

Atualizado: 25 de dez. de 2022

Um dia inteiro de deslumbre com a mítica serra que acredita-se ser o "Montes de Hermes" dos romanos (deus greco-latino dos pastores) onde encontramos até gelo em seu cume ainda que já meados de março, além de paisagens de tirar o folego.


Além de ter um queijo sem igual, a serra também tem belezas ímpares

No topo de Portugal

Continuando nossa viagem em um motorhome por Portugal, após um breve desjejum, saímos em um belo dia da localidade de Seia em direção ao topo da serra e assim fizemos nos encaminhando a estrada na direção da vila de Sabugueiro. Ali se encontra para venda o cão da serra da estrela, uma raça parente do São Bernardo. Assim como o queijo, também o cão está ligado ao tradicional pastoreio da ovelha desta região.


Destino n.º 1 -Parada na estrada após o Aproveitamento hidroelétrico de Lagoa Comprida


Uma subida braba, pesada mesmo. A caravana aguentou bem até algum ponto entre ali e o reservatório d'água da represa, quando a rotação do motor entrou na zona vermelha, e assim, achei que convinha uma parada para esfriar o motor. Após o reservatório paramos mais uma vez e vimos essas paisagens:




Destino n.º 2 - Torre, o topo da serra


Continuamos a subida até a torre da serra onde estacionamos tranquilamente no local e aproveitamos para desbravar a pé os arredores. Encontramos muitas paisagens belas e até um pouco de gelo, apesar de já estarmos em meados de março.





Visitamos as lojas que por ali haviam, que vendem diversos produtos, incluindo-se os artesanais locais: queijos diversos, pães, doces, embutidos típicos e únicos, como um embutido de porco-preto.





Pão da Serra da estrela
Pão da Serra da estrela


Almoçamos por lá mesmo, no estacionamento, e partimos a descer a Serra, desta vez em direção à Manteigas.






Paisagens lunares do topo da Serra da Estrela


Partimos em direção a localidade de Manteigas e paramos algumas vezes em alguns dos mirantes no caminho.




Destino n.º 3 - Covão de A'metade


Paramos em alguns mirantes durante o caminho, mas a parada mais espetacular que fizemos foi no Covão de A'metade, um dos lugares mais bonitos de toda a viagem. As fotos dão uma ideia:









Depois desta explosão inesperada de beleza, depois de um tempo conseguimos seguir em frente. Descemos pela estrada no vale glacial em formato de "U" (Vale esculpido pelo gelo). No vale, o Rio Zêzere, que nasce na altura da torre, toma forma no Covão de Ametade e desagua no Tejo na cidade de Constância. Viríamos a conhecer a localidade de Constância meses depois, mas ainda não sabíamos.










Destino n.º 4 - Manteigas


Foto bucolica casas, rio e ponte
Manteigas


Após descer lentamente para apreciar o lindo vale, suas nascentes, cascatas e arquitetura rural local, chegamos a localidade de Manteigas, mas por estar localizada dentro da serra, as ruas não são muito amigáveis as autocaravanas.






Sendo assim, demos uma breve olhada no local e seguimos para Belmonte onde iríamos passar a noite.


Destino n.º 4 - Belmonte, a cidade de Cabral


placa

Uma encantadora estrada desliza suavemente pelo restante da serra até seu final em Belmonte, quando de longe já se observa seu castelo também a nos observar em um local que se chama, não a toa, Vale Formoso. Ao chegar ao local destinada as autocaravanas, tivemos a grata surpresa em encontrar um local agradável , amplo e servido de banheiro, não muito longe do centro e atrações.



Após alguma alimentação saímos para uma volta pelo local e tivemos a felicidade de um lindo pôr-do-sol.


E neste lugar tivemos um bom descanso e no outro dia partimos em direção a Sabugal onde iríamos dormir, mas uma surpresa no caminho nos fez mudar o lugar do pernoite.



Já esteve ou pretende ir a algum desses lugares? Sinta-se livre para fazer comentários abaixo.






Comments


bottom of page