Nesta etapa, saímos da região urbana do Porto e nos deslocamos para conhecer uma antiga localidade onde se adoravam deuses pagãos.
Fonte em frente a Igreja Matriz de Santa Maria da Feira.
Saímos da cidade do Porto, mais precisamente, do outro lado do rio Douro, da cidade de Vila Nova de Gaia, de onde nos despedimos almoçando uma deliciosa francesinha com uma Bandida do Pomar. Recomendamos os dois.
Pegamos a estrada e fomos na direção ao sul. Abastecemos o motorhome na localidade Canelas e seguimos em direção ao nosso próximo destino.
Destino n.º 1 - Santa Maria da Feira
Trata-se de um pequeno local com uma grande história. Logo ao chegarmos estacionamos ao pé da caminho para o castelo, cercado por uma bela área verde com dois parques. Deixamos o motorhome ali e seguimos para o castelo e aproveitamos as belezas dos jardins do castelo .
Alguns passos mais, mas não muitos, chega-se ao Castelo da Feira. Este local também é povoado desde a pré-história, ganhou importância quando os os povos Lusitanos levantaram aqui um templo em honra da divindade Bandeve-Lugo Tueræus.
Quando os Cristãos expulsaram os Mouros, este centro religioso pagão foi transformado em um centro Mariano, e foi desenvolvido ali uma feira regional, cuja fama daria nome ao local: Feira de Santa Maria.
Voltamos por um caminho alternativo em meio ao bosque do jardim do castelo.
E chegamos novamente ao lago do jardim.
Ali ao lado fica a Igreja matriz de Santa Maria da Feira e o Convento de Loios.
Demos uma volta pela cidade, de onde consegue-se ver o castelo ao fundo
No parque da cidade, uma ponte.
E o motorhome ficou por ali mesmo aquela noite, sob a sombra dos seculares plátanos.
A viagem continua aqui.
Comments