top of page
Foto do escritorLugatto

7- Muitos cânions além do Itaimbezinho-Cambará do Sul-RS

Atualizado: 19 de jul. de 2022

Cambará do Sul, cidade que fica na divisa dos estados mais ao sul do país, foi a porta de entrada para uma viagem lindíssima nas serras gaúchas e catarinense.




Depois de curtir águas termais e cachoeiras, chegamos a serra gaúcha, onde se descortina uma paisagem deslumbrante de campos naturais entremeados por capões de Araucárias e ainda alguns cânions, ou como falam os nativos da região: os peraus ou grotas









Curtimos muito as várias grotas da região!











Cambará foi a primeira parada na serra, do trecho Cambará do Sul - São José dos Ausentes - Bom Jardim da Serra, trecho este onde foram percorridos 150 Km em estradas de terra. num carrinho pequeno (VW up!) ; fomos e voltamos de boa.


Em Cambará visita-se os cânions da Fortaleza e Itaimbezinho, em São José dos Ausentes o cânion e o pico Monte Negro (ponto mais alto do estado do RS), cânion do Boa Vista, cânion do Amola-faca, além do "desnível dos rios" e "cachoeirão dos Rodrigues", e em Bom Jardim da Serra, você encontra o cânion das Laranjeiras, cânion da Ronda e cânion do Funil, além da famosa serra do rio do Rastro.


cânion em Cambara do Sul
Cambará do Sul possui muitas belezas

Por um acaso do destino, ou não, foi a terceira vez que estive na cidade de Cambará do Sul, e pra você ter uma ideia da beleza da região, ainda voltarei mais algumas vezes se for possível, para visitar novamente.


Existem ainda outros locais a conhecer: o cânion Cambajuva, da Pedra e do Pinheirinho, e ainda passeios a cavalo, off-road, bike , etc...



CÂNION DO ITAIMBEZINHO

O cânion do Itaimbeizinho fica no Parque Nacional dos Aparados da Serra, cuja entrada é gratuita, e fica distante 18 km de Cambará do Sul, trecho percorrido em uma estrada de terra e principalmente pedras, mas transitável em carros pequenos, só não pode ter pressa.


Anda-se devagar porque as estradas são ruins e a paisagem é deslumbrante

Após chegar na sede do parque, é possível tomar duas trilhas: a trilha do Cotovelo, que possui aproximadamente 6 km de extensão (ida e volta), em relevo plano, uma caminhada que dura em torno de 2:30 h. a 3:00 h; e a trilha do Vértice, de nível fácil, com 1,5 km de extensão que pode ser percorrida em aproximadamente 50 minutos por pessoas de todas as idades.


Dica master: pessoas com mobilidade reduzida, gestantes, idosos, entre outros, podem conseguir uma autorização para acesso de carro pela trilha do Cotovelo, parando o veículo na borda do cânion, caminhando apenas 600 m até os principais atrativos.

Existe ainda a trilha do boi, que é uma trilha pelo rio, no fundo do cânion, e pode ser acessada apenas pelo município de Praia Grande - SC. A trilha de 14 Km e aproximadamente 6 horas de duração, só pode ser feita com acompanhamento de um guia cadastrado no Parque Nacional.



CÂNION DA FORTALEZA


O cânion mais famoso, sem dúvidas, é o cânion do Itaimbezinho, mas em Cambará também existe o cânion da fortaleza, que é tão deslumbrante quanto o primeiro e já o visitei em duas das três ocasiões em que estive em Cambará do Sul.


É possível, com o auxílio de um guia fazer a Trilha do Tigre Preto no interior do cânion da fortaleza. O problema é rapidamente repetir três vezes : Trilha do Tigre Preto.


Não estivemos lá desta vez, mas se for a Cambará, vá lá.


Continua aqui, em

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page